Show Info

NATURARTE

Foto | Hallit – Comunidade de Manguinhos – RJ

A naturarte é uma plataforma de produção, direção e coreografia do artista do corpo Rodrigo Vieira. Ela conecta dançarinas e dançarinos de Passinho em uma rede onde as artes do corpo possam investigar novos procedimentos de criação, de forma a ampliar o conhecimento e pesquisa do corpo na cena, fora dos modelos fornecidos. Enquanto metodologia de criação e prática, está a produção de projetos e coreografias para obras de dança, que buscam diluir as complexas estruturas que se definem como universais.

A dança do Passinho – Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro – nasce dentro dos Bailes das favelas cariocas e, atrelado às facilidades do mundo digital, rapidamente se tornou um fenômeno entre os dançarinos. Através das batidas do Funk e dos MCs, os dançarinos criam movimentos em um fluxo constante de apropriação e precisão, com a intenção de sobreporem-se uns ao outros em duelos, criando uma potente estrutura de passos e coreografias que liga o corpo a música em um contínuo e repetido processo de investigação. Rabiscada, Sabará, Cruzada, Frevo, e Quadradinho são alguns dos passos encontrados no repertório das dançarinas e dançarinos de Passinho.

A sensível estética dos movimentos acelerados que rabiscam o chão dos palcos e dos Bailes fez com que a dança ocupasse as artes cênicas, que rapidamente se projetou internacionalmente com os espetáculos Na Batalha e #Passinho. Em um país que historicamente estigmatiza a cultura das comunidades, o Passinho contamina os espectadores com sua força, precisão e poesia, uma complexa estrutura de corpo e cena que carrega características e referências de movimentos como o Frevo e a Capoeira, o Samba e o Break, assim como da Mímica, do Kuduro e do Contorcionismo.